Carne suína é saudável e nutritiva, veja a verdade!

A carne suína é apontada por especialistas como fonte de proteína de elevado grau biológico sem o texto de obesidade que se imaginava, devido aos avanços da suinocultura moderna.

“Temos cortes de carne suína que são tão magros quanto outro de frango ou peixe.

Segundo a Confederação da Cultivação Pecuária (CNA), o Brasil é o quarto maior produtor exportador global de carne suína. Conquanto, o consumo no país ainda é pequeno.

 

Mitos verdades sobre a carne suína

 

Minas Gerais é o Estado onde mas consome carne suína no País.

a média vernáculo é de 15 quilos per capita/ano (dados de 2015), em território mineiro é de 21 quilos per capita/ano, conforme a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).

Um dos fatores apontados para esse grave consumo é a mistificação por trás da carne suína.

Existe o mito de que a carne de porco transmite doenças como a cisticercose, causada pela ingestão de agua ou víveres contaminados por ovos do sevandija Taenia solium.

“As pessoas relacionam essas doenças com a carne suína, porém o maior risco atualmente vem das verduras depende da sua origem. Nas condições quando os suínos são criados presentemente nas granjas, as chances são quase zero. Naturalmente que, como de origem bicho ou vegetal, existem riscos. Desse modo, é bastante essencial sabermos a proveniência não só da produção, porém também de que geladeira esse está originário”, explica o mestre.

A alimento dos suínos também evoluiu para rações preparadas para qualquer período da vida.

“Minha avó usava banha de porco para cozinhar…”

Quem nunca ouviu a oração para justificar o perfil sustentar mas saudável das gerações passadas?

Varias pessoas deixaram de utilizar banha de porco para preparar suas refeições por crer que faz problema à saúde.

Porém isso não deveria ser motivo de preocupação. O mestre Vinícius Cantarelli explica que a adiposidade do porcino está entre as mas saudáveis:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.